sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Ela chegou aqui em casa...

Era assim...bastava o dezembro iniciar e lá, naquela casa onde está grande parte do meu feliz passado, da minha alegre infância, naquela casa verde, da rua Matogrosso 34, onde morava meu avô, tios e tias, que ela era montada. Toda branca, parecia de algodão, as bolas vermelhas eram tão brilhantes que eu me enchergava nelas. Por muitos anos da minha vida, aliás até hoje, ela sempre esteve presente nos meus natais.

Ao lembrar dela recordo da ansiosa espera pelo papai tio Helvio noel, que lá pelos 5 anos eu já insistia em acreditar que ele não era meu tio...
Ao lembrar dela recordo das minhas primas, das brincadeiras, da prenda que tinha que pagar para receber o presente do papai noel que estava sempre com uma varinha na mão...
Também não dá pra esquecer das tias, tios, de meu pai e de minha mãe insistindo: Papai noel, pergunta pra elas se elas se comportaram...hahahahahaha....
E os brinquedos? O primeiro patins, a primeira barbie...e a prancha da melissinha...toda rosa pink....ah eu adorava!!! E a pisicina de plástico, aquela de mil litros! Quem não teve?? Ela ficava no pátio dos fundos, era a alegria das tardes quentes de Passo Fundo. Mas também era a preocupação da sempre preocupada dinda Cleomir: "Olha lá...vão se afogar..."hahahaha...Ficava no mesmo pátio em que eu catava coquinho...é...coquinho mesmo! Neste mesmo pátio também subia nas árvores, para comer uma laranja azedaaaa....ou pegar limão...

Mas quando lembro dela também recordo da mesa farta, cheia de comidas, de doces, bebidas...
Impossível não lembrar que tomavámos sprite achando que era champagne junto com o seu Jerônimo, pois o famoso capitão já não podia mais tomar álcool...
E por falar em champgne também lembro do reveillon...sempre regado de muito samba...A tia Jussara sempre vinha com seus vinis das marchinhas de carnaval, mas também tinha aquela tradicional música: "Adeus ano velho, feliz ano novo...".

Também lembro que meu pai era sempre o responsável pelo porco. Modestia a parte não tem ninguém na família que tempere um porco tão bem quanto ele...Passava da meia noite e lá estava o "Tio Beto" comendo até a cabeça do bicho...e eu...como sempre puxa-saco acompanhava...
Tantas lembranças, tantas histórias, tantas risadas, tantas lágrimas...
Saudades do tio Heitor e sua celebre frase pra mim: "Mas vai ser bonita assim lá na casa do cachorro!"

Hoje ela chegou aqui em casa. Hoje ela chegou em Porto Alegre...assim como eu também cheguei um dia...Foram minhas queridas e amadas tias que me mandaram...e como acredito que nada é por acaso ela chegou pra me trazer essas maravilhosas lembranças. Pra trazer um pouco de alegria pra esta casa que está precisando.Ela chegou para matar um pouquinho da saudade da minha infância, da minha terra. Chegou pra eu valorizar mais a minha MARAVILHOSA FAMÍLIA...Chegou pelas mãos do meu compadre...Chegou pelas mãos de um dos pais da nova geração da família...foi entregue pelo pai da minha afilhada fofa...E o que eu quero pra a Manoela, Isadora, Pietra, João Vittor, Barbara Vittória...para os que virão...para meus futuros filhos...é poder construir uma linda árvore branca de natal!

*

Nenhum comentário: