sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Apertando o sapato dos cansados e cansadinhos

Irônicamente ao mesmo tempo em que estou numa correria danada para conseguir que meu pai faça seu tratamento contra um câncer pelo SUS um debate sobre o Hospital de Clínicas de Porto Alegre tornou-se uma pauta polêmica.

Não vou detalhar a notícia pois basta ler o jornal Zero Hora dos últimos dias ou o Blog do Paulo Sant'Ana. Mas resumindo a história é a seguinte: duas procuradoras estão movendo ação para tornar o atendimento do SUS exclusivo no Hospital de Clínicas.

Bueno, de um lado os que defendem a ação, de outro os que são contra e alegam que o atendimento privado sustenta o público no Hospital. Porém esta alegação foi desmentida pelas procuradoras, veja só:

"A alegação de que o atendimento privado sustenta o público no Hospital de Clínicas não é verdadeira. Para exemplificar, no ano de 2007 os recursos financeiros provenientes do atendimento a particulares e convênios privados representaram 6,06% da receita bruta do hospital. Em contrapartida, foram destinados a esses pacientes cerca de 14% do total de cirurgias e leitos do hospital."

Também cabe lembrar que o Clínicas é um hospital público, que, além dos recursos provenientes dos atendimentos prestados ao SUS, recebe investimentos públicos e tem sua folha de pagamento custeada pelo Ministério da Educação. Pois ali também é um espaço da faculdade de medicina da UFRGS.

Mas dá uma olhada na enquete do ClicRBS: Somente 19.48% é a favor, enquanto 79.55% são contra!


É claro que estou torcendo todos os dedos da minha mão (e até do pé) para que as procuradoras vençam a ação. Vamos ser bem realistas: só quem sente na pele o que é isso sabe! Mas não é só porque tô passando por isso que tenho esta opinião. Pelo amor de deus gente, o acesso a saúde é um direito de todos! E é bom lembrar também que o acesso ao SUS é um direito de quem tem convênio também!

É que isso aperta o sapato dos "cansados" (lembra do movimento cansei?). Aperta mais ainda os sapatinhos brancos dos cansadinhos, os filhos dos cansados, que estudam medicina da UFRGS e não gostam muito de atender a dona Maria ou o seu João!

Mas acredito que iremos vencer essa batalha, até porque a UFRGS já tá de cara nova. Com mais filhos de trabalhadores, com mais negros e índios, com mais gente que tem NOÇÃO DA REALIDADE.

E apesar de ficar pra cima e pra baixo correndo com os problemas de saúde, com problemas financeiros - é porque meu pai foi um dos afetados pela Yeda Mãos de Tesoura (mas pelo menos não recebeu a desculpa esfarrapada da "crise financeira"), EU NÃO TÔ CANSADA, OK?

Foto de Jefferson Botega, Banco de Dados - 19/3/2007

Nenhum comentário: