terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O vento sopra o destino pelos caminhos do mar...

Para muitos gaúchos a segunda-feira foi de feriado. Já para mim, há mais de 21 anos, o dia 02 de feveiro é dia de agradecer e celebrar. Eu, que nem sou da capital, sou devota da padroeira de Porto Alegre, a Nossa Senhora dos Navegantes. Mas sou devota por causa de uma longa história que um dia conto aqui. Eu iria nascer com um problema de saúde e minha mãe fez uma promessa.

E por falar em nascer, nasci justamente em fevereiro, mês de Navegantes e de minha mãe Yemanjá. Na verdade as duas são as mesmas, apenas com nomes diferentes em religiões diferentes. Desde pequeninha "ia com a cara de Yemanjá". Adorava ficar olhando um quadro dela que a dinda Iara tinha na casa de meu avô. E nem sabia de sua história, era criança, e também nem sabia que era sua filha. Quem acredita nelas e conhece um pouco da história, e também me conhece, sabe que tenho praticamente todas características de uma filha de Yemanjá.

Ontem fui agredecer somente uma coisa: a força que ela(s) me dá(ão)! E podem ter certeza, minha mãe descobriu o câncer em fevereiro e esta bem. E meu pai inicia a quimioterapia agora, isto já é um bom sinal!

"Quem ouve desde menino
Aprende a acreditar
Que o vento sopra o destino
Pelos caminhos do mar"

Caminhos do mar - Dorival Caymmi

Selecionei as fotos que mais gostei. As 4 primeirs são da Zero Hora e as outras do Correio (da Bahia). Belas imagens de duas lindas festas, em Salvador e Porto Alegre (da qual participei!).











Ela mora no mar
Ela brinca na areia
No balanço das ondas
A paz, ela semeia
Ela mora no mar
Ela brinca na areia
No balanço das ondas
A paz, ela semeia
A paz, ela semeia
A paz, ela semeia
Oguntê, Marabô
Caiala e Sobá
Oloxum, Ynaê
Janaina e Yemanjá
São rainhas do mar
Odoyá minha mãe!!!

Nenhum comentário: