quinta-feira, 26 de março de 2009

Eu quero declarar esse amor...

"Me perguntaram se eu sou gaúcho, está na cara, repare o meu jeito eu sou gaúcho lá de Passo Fundo e trato todo mundo com maior respeito..." (Teixeirinha)

Nasci em Passo Fundo, as vezes ainda me pego falando "rede e sete" com a letra "E" bem carregada no final. Mas como diria minha amada Ana Carolina "vim parar nesta cidade por força da circustância"... Cheguei bem pequenina em Porto Alegre e trato minha capital com o maior respeito!

Poderia falar muito sobre esta cidade, e vou tentar fazer isso no decorrer das coisas... Lembro que a primeira poesia que declamei (na vida) foi na terceira série do Rosário, era "O Mapa", de Mário Quintana. Eu mesma escolhi, não sei por qual razão. Era meu primeiro ano naquela escola, meu primeiro ano morando na minha amada Rua Duque de Caxias, meus primeiros anos de vida na capital.

Falando em Mário Quintana a belissíma Casa de Cultura sempre foi o espaço escolhido por mim e minhas primas para passar o tempo nas férias. Eram horas e horas jogando o "cara a cara" na brinquedoteca. Foi lá também que assisti minha primeira peça de tratro... Era de fantoches!

Depois continuo externando o meu amor e minha história por este "Portinho". Por enquanto encerro com um trecho do jingle da campanha da Manuela. Hoje quando lembrei que era niver da cidade foi a primeira música que me veio na cabeça.

"Eu amo andar por tuas ruas
Ver o pôr-do-sol lá no Guaíba
Tomar chimarrão no Harmonia
Dedilhar no violão uma melodia

Santa Teresa, Bela Vista
De norte a sul, bah, que beleza!
Sou gaudério, roqueiro, sambista
Sou Porto Alegre, colorado, gremista

Eu quero declarar esse amor
Que eu sinto por você
Eu amo teu frio, teu calor
És tão linda de se ver"

Nenhum comentário: